Notícias

Profissionais de saúde recolhem amostras para exame preventivo em fábrica de costura

Fábrica Hayan foi a primeira a receber a equipe da secretaria; trabalho será desenvolvido em outras fábricas e intensificado no Programa Saúde do Trabalhador

Prefeitura de Formiga

06/12/2017 15h53

A Prefeitura de Formiga deu início a mais um trabalho ligado à saúde do trabalhador. Ontem e hoje, dias 5 e 6, profissionais de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) do Centro visitaram a Fábrica de Costura Hayan, no Bairro do Quinzinho, para colher amostras para realizar exames preventivos de câncer de colo de útero.

De acordo com a enfermeira do PSF, Maria Inês Macedo, primeiramente foi feita uma consulta individual com cada trabalhadora e, depois, feita a coleta que será enviada para análise em laboratório. “Nossa equipe foi muito bem recebida. Acreditamos que seja uma ação muita importante para as mulheres formiguenses. Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns”, comentou.

A ideia da secretaria é visitar todas as fábricas na cidade. “As fábricas de costura serão as primeiras a receber as equipes de saúde porque a maior parte dos funcionários é formada por mulheres. No entanto, a ideia é ampliar os trabalhos para outras áreas em Formiga”, explicou a secretária municipal de Saúde, Denise Mota.

O exame preventivo de câncer de colo de útero também será reforçado no Programa Saúde do Trabalhador, quando o PSF funciona além do horário normal uma vez por semana com o intuito de atender as pessoas que trabalham e não têm condições de comparecer durante o dia. Dias e horários variam de acordo com a estratégia de cada unidade.


SIGA O TRIBUNA NAS REDES SOCIAIS

Jornal TRIBUNA
Tribuna Minas

Todos os Direitos Reservados